Com tecnologia do Blogger.

diário de Praga #1




















































fotos pela lente @Faz de Conta.fotografia


Praga encheu-me o coração. Levo na bagagem um rol de fotografias com as memórias de uma das viagens mais enriquecedoras e interessantes, desfrutadas naquela que é a capital da República Checa, privilegiada por uma história, cultura e paisagens sui generis. Foram 4 dias com passeios a pé em média de 10km por dia, acompanhados por uma simpática temperatura entre os 6º e os 15º graus!

Das notas de bolso, destacam-se as visitas: a Ponte Carlos (a mais antiga de Praga) que une a cidade velha até à cidade pequena. Sobre o rio Vltava, também se fazem vários tipos de passeios de barco, e pode dar-se pão aos cisnes aquando de passeios junto à margem! 

Na Praça da cidade velha, encontramos o Relógio astronómico medieval, que a cada mudança de horas proporciona uma performance animada, com a estátua símbolo da morte a virar uma ampulheta e, simultaneamente, uma demonstração com bonecos representativos dos 12 apóstolos, que vão aparecendo numa das janelas da torre. 

Existem várias torres altas para se ver a vista sobre a cidade e a eleita deste passeio foi a da torre de 65 metros de altura da Igreja de São Nicolau, considerada uma das construções barrocas mais bonitas de Praga. Durante a emocionante subida até ao cimo da torre, encontramos, entre as infindáveis escadas, várias salas que podem ser visitadas.

Dos pratos típicos de Praga realçam-se os dumplings de pão que normalmente acompanham qualquer carne, sendo que o ensopado chamado Gulash é um dos mais típicos, bem como as sopas em tigela de pão. 

O Trdelník é o doce mais comum em Praga, feito de massa enrolada e assada num espeto, e coberta depois com açúcar (entre outras versões). É particularmente viciante acompanhar este doce com um copo de vinho quente, também comum em cada quiosque de rua. A República Checa é também conhecida pelas cervejas de boa qualidade e em muitos restaurantes fazem a própria cerveja artesanal. :) 




Sem comentários