quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Canto Saudade: a portugalidade à mesa


O Canto Saudade é, agora, um restaurante preenchido de amor pela cozinha da Dona Helena, a cozinheira açoriana. Um canto que outrora foi um armazém de bacalhau - não estivesse ele localizado na Rua dos Bacalhoeiros em Lisboa - concretiza-se como uma paragem obrigatória a todos os que apreciam a ´portugalidade´ reflectida não só nos sabores, como também na decoração. No interior deste restaurante, encontramos um aconchego através das mesas de madeira, dos azulejos pintados à mão (vindos directamente de uma das fábricas mais prestigiadas do mundo, a Fábrica Sant´Anna), da extensa garrafeira, dos lenços minhotos e das bicicletas antigas, distribuídos de forma criativa pelas paredes. 

Da recente ementa do Canto Saudade, podemos apreciar petiscos como os cogumelos com presunto, os ovos mexidos com alheira, e por entre os pratos principais encontra-se o típico bacalhau com grão, os peixes frescos grelhados, o arroz de marisco, cataplanas ou a alcatra à moda dos Açores. Nas imagens acima, representámos pratos mais leves escolhidos para o jantar, como um bife da casa acompanhado com batata a murro e peito de frango grelhado. Nas sobremesas, as escolhas recaíram num delicioso leite creme e no ananás com infusão de hortelã e doce de ovos com amêndoas.

Todos os petiscos estão extremamente bem confeccionados, não obstante tratarem-se de típicos pratos de sabores portugueses, notando-se uma cuidadosa e mais saudável confecção na cozinha (sem excessos de nada!).

O Canto Saudade deixa precisamente saudade a quem por aqui passa. ;)
Facebook aqui


Sem comentários: