Com tecnologia do Blogger.

A ARTE DE SE FALAR EM PÚBLICO



Hey!! Esse sábado, que tal?

Hoje partilho convosco a minha primeira experiência como oradora num workshop! Já tinha feito pequenas -pequeníssimas - apresentações para turmas de alunos, mas nunca tinha recebido um convite como o que partilhei outrora convosco neste post

É arte falar em público. Nem toda a gente tem o dom de falar, falar, falar com uma ginástica de raciocínios e palavras espontâneas que possam ser projectadas de forma perceptível para a plateia, de uma forma proporcional ao domínio dos temas que consideramos ter. Da minha auto-avaliação retiro o prazer que me deu abordar um tema à minha escolha e dentro das competências que melhor domino! 

Os temas que abordei centraram-se por um lado no Personal Branding, e antes de falar neste fabuloso método, contextualizei os presentes sobre o que é uma marca e o que pode ser por conseguinte uma marca pessoal. E onde entra neste universo do Personal Branding e da marca pessoal o impacto de se ter um blog. E afinal... quando, como e porquê surgiram os blogs, principalmente os do segmento de moda! 

Ainda expliquei a conduta ética que os bloggers e as marcas devem ter presente quando trabalham para fomentar cultura de informação sobre moda e lifestyle junto dos consumidores; as novas rotinas e agendas dos bloggers, às quais devem atender com dedicação para garantir o sucesso do blog, que deve estar sempre a par das últimas novidades.

Nunca sei se estes temas ainda são novidade hoje em dia... se encaram bem ou mal este novo fenómeno de comunicação...  mas nunca me canso/cansarei de os argumentar para pessoas comuns ou para representantes de marcas. É que gosto mesmo de explorar esta área de estreitar laços entre marcas-leitores-opinion makers! 

Ainda abordei neste workshop a temática da Imagem Pessoal, que facilmente é valorizada e modernizada se tivermos em conta algumas tendências (minimalistas) de cortes, padrões e cores tendência. É que faz toda a diferença nos dias de hoje (e é transversal a qualquer idade) se, por exemplo,adoptarmos o corte slim e cropped (pelos tornozelos) de calças (de pinças, sarja ou jeans); ou se por exemplo adicionarmos um look monocor e cru (mesmo no inverno, pois é essa a novidade!); ou se tivermos um sapatos tartan, ou casco pied de poule, ou uma clutch XXL, uma sweater de algodão com uma camisa por baixo (o sporty chic), enfim são muitas as possibilidades ligeiras e discretas que podemos adoptar para darmos pinta a um guarda-roupa que se julga monótono para o dia-a-dia.

Uff, mas com isto tudo, não consegui cumprir as duas horas de workshop que se esperava; mea culpa que por lapso considerei por terminado o workshop das 15h às 16h. Peço muita desculpa aos convidados que estavam a contar que o workshop terminasse às 17h :( Deixo os meus agradecimentos ao Shopping Cidade do Porto mais uma vez pelo convite e aos convidados que tiveram interesse em assistir. Qualquer questão insisto,  mandem-me e-mail que estou sempre disponível: martapintodemirandagmail.com



5 comentários

Marisa Matos disse...

Concordo é um arte falar em público e sem dúvida que nem toda a gente tem esse dom!

jose fernando disse...

estive lá.a primeira vez foi importante mas não se notou.parabens pela lição que passou: a marca dita a tendência, se for bem copiada pelos social media.

Marta Pinto de Miranda disse...

José muito obrigada pelo seu feedback! É muito importante :) Qualquer questão disponha sempre!

sonia disse...

Olá!

Para 1ª vez um Workshop desta dimensão, na minha opinião correu muito bem.

Penso que o que tornou o workshop 'mais rápido', foi o facto de não ter havido muito interecção.

Dou os meus Parabens, ja assisti à 1ª Edição do I LOVE MY BRAND, tenho vindo a assistir a esta também e todos os workshops à sua maneira me têm sido bastante uteis, mas este foi mesmo a cereja em cima do bolo, por ter criado o meu Blog há muito pouco tempo e ter o objectivo de o desenvolver.

Mais uma vez Parabéns!
Sonia Miranda

Marta Pinto de Miranda disse...

Muito obrigada Sónia! :) Um bj grd!