quinta-feira, 29 de agosto de 2013

E POR FALAR EM DIETAS...




Já ouviram falar na dieta dos 2 dias? Estou a ler o livro e estou tão surpreendida com a teoria, que me lembrei de partilhar convosco! A dieta dos 2 dias é também conhecida por "dieta intermitente" ou "jejum periódico" porque basicamente defende que durante 2 dias alternados (à 2ª ou à 5ª por exemplo) devemos só ingerir 500 calorias, no caso das mulheres, ou 600 no caso dos homens, repartidos por pequeno almoço e jantar, ficando o máximo de horas sem comer (apenas é aconselhável beber água e chás com poucas calorias).

A novidade é que durante os outros dias podemos comer normalmente, inclusivamente ceder a qualquer tentação! Com esta dieta dos 2 dias, perderemos peso de forma significativa e, o mais interessante e importante para mim, os estudos mostraram ainda que o jejum periódico pode:
  • proteger o cérebro da demência e declínio cognitivo (doença de Alzheimer, perdas de memória...);
  • evita a diabetes, ataques cardíacos, avc's;
  • reduz o risco de diferentes cancros;
  • melhora o humor;
  • aumenta a energia;
  • amplia a sensação de bem-estar.
Por outras palavras, a dieta dos 2 dias proporciona inúmeros benefícios anti-envelhecimento; o estado metabólico muda para melhor! 

Voltando à questão que ainda motiva muitas mulheres, a perda de peso, o livro explica que conforme a experiência, devemos perder cerca de 4,5 quilos num período de 10 semanas, o que bate uma dieta típica com restrição de calorias diárias. E mais importante ainda é que poderemos esperar a perda de peso ao longo do tempo! O modelo de manutenção desta dieta dos 2 dias, quando alcançado o peso ideal, passa por mantermos apenas 1 dia de jejum periódico (será a longo prazo por conseguinte a dieta de 1 dia ehe), para mantermos o peso ideal e os benefícios para a saúde a longo prazo.

O que acaba por acontecer não é um "ciclo de comer muito e passar fome", porque os estudos e a experiência demonstram que o jejum periódico regula o apetite e não o intensifica. Um corte de calorias de 75% num dia de jejum periódico dá geralmente origem a um aumento de pouco mais de 15% no dia seguinte de alimentação normal! Começa-se inclusivamente a preferir alimentos mais saudáveis porque o palato é modificado pelos jejuns ocasionais. Podemos comer livremente, mas confiemos no nosso organismo para nos dizer quando! 

Se este é o caminho certo para termos mais saúde e uma vida longa, eu estou disposta a experimentar! E  dizem que é motivador se partilharmos com a nossa envolvente que vamos fazer esta dieta... quem vive comigo já me vai acompanhar... o que já ajuda! :) Vou escolher 2 dias durante a semana em que estou geralmente mais ocupada, pelo que o tempo passa sempre mais depressa, e lembro-me menos de petiscar. Ah e passem a encarar um "ronco" do estômago como um bom sinal e não como um acto de desespero do nosso corpo, como se fosse um pedido urgente para comer, porque pelos vistos não é uma necessidade... ;) Leiam o livro, a sério, ou procurem mais info em fóruns e blogs pela net. Percebo se estiverem cépticos, porque eu também estava, antes de estar convencida e entusiasmada! Se optarem por este novo estilo de vida, vão partilhando novidades! Ah, e receitas pouco calóricas! O livro dá umas ideias... mas variar só ajudará! ;)



7 comentários:

Araúja Kodomo disse...

Sim, já tinha ouvido falar, mas é coisa que não faço !! Como de tudo um pouco sem fazer cortes em nada e estou no peso ideal ;)
Beijinhos !!

Cláudia Esteves disse...

recomendo-te o documentário da BBC "Eat, Fast and Live Longer" (encontras facilmente pela internet), descreve e relata a experiência sobre 3 tipos de jejum, é muito interessante ;) thehealthyfitway.blogspot.pt

Daniela Marques disse...

A dieta dos dois dias resultou? Se tiver resultado contigo, também gostava de experimentar! Beijinhos :)
http://dannmarquesj.blogspot.pt/

Vepa Barbosa disse...

Fiquei muito interessada :o
Obrigada pela partilha (:

Meninabelissima disse...

Olá, pois não conheço esse livro mas quero acompanhar! Boa se é bom e faz bem á saúde essa forma de comer eu quero saber tuuudinho. Conte depois como está a correr. Um bejinho Bom Post.

Visite-me : www.meninabelissima.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá ! Olha estou com muita curiosidade em saber se sempre conseguiste cumprir a dieta e quais os resultados. Também comecei a dieta a semana passada, com o intuito de emagrecer claro está. O meu blog é http://doimeagarganta.blogspot.pt/ foi criado com o intuito de seguir a minha tentativa de cura da bulimia. Acoompanha-me;)

Loll disse...

Pessoal aqui do Blog quem tiver sugestões de outros blogs e até mesmo de receitas práticas e lanches para o dia-a-dia- para levar ao trabalho ou pro cursinho- por favor publiquem, seria muito mais prático para a correria do cotidiano.
http://www.produtos-para-emagrecer.com/#emagrecimento-artigos