Com tecnologia do Blogger.

AS MINHAS DICAS DE BELEZA



 DAPHNE GROENEVELD IN HARPER´S BAZAAR



Eu defendo arduamente que o sorriso é um dos acessórios de moda intemporais que mais presença podem dar a um coordenado :) Sorrir por tudo e por nada... só pode confundir as más energias. 

Sorrir com confiança implica inevitavelmente saúde oral, um passo obrigatório na rotina de beleza e cuidados diários. Nesse sentido, lembrei-de de partilhar os conselhos que me foram transmitidos recentemente pela Dra. Fátima Duarte - Higienista Clínica e Presidente da APHO - Associação Portuguesa de Higienistas!

A primeira pergunta que vos faço é: escovam corretamente os dentes?

Dica 1: Devem escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia (à noite é deveras importante porque passamos muitas horas a dormir e com as defesas baixas). 

- Não escovem os dentes com muita força, porque originam problemas graves nas gengivas; 

- Escovem os dentes num ângulo de 45º - a escova deve ser orientada para a linha das gengivas (e não apenas para as faces dos dentes!); 

 - Primeiro escovam os dentes superiores do lado direito nas suas faces posteriores e depois escovam as faces anteriores. Depois passam para os dentes superiores do lado esquerdo, e depois então passam para cada lado dos dentes inferiores;

- A escova eléctrica deve permanecer cerca de 5 segundos em cada dente: na linha de gengiva (e não deve pressionar a gengiva com força), na face do dente posterior e na face do dente anterior, e superfície de mastigação. É fácil, porque a escova faz o movimento sozinho;

- No caso da escova normal, desloquem gentilmente a escova num movimento de vaivém sobre as faces anteriores e posteriores dos dentes e superfície de mastigação.

- Não se esqueçam de escovar a língua!



A segunda pergunta: utilizam (corretamente) o fio dental? É essencial para eliminar os excedentes dos resíduos alimentares que não saiem com a escova e combater a placa bacteriana, e o mau hálito. É deveras importante a sua utilização, principalmente à noite, pela razão que partilhei acima.

Dica 2: O fio dental é para ser usado em TODOS os dentes. Devem cortar cerca de 45 cm de comprimento de fio dentário (o equivalente à distância da mão até ao cotovelo - sim!). Isto porque sempre que passam de um dente para outro, devem ir passando o fio (e não reutilizar a parte do fio usada). 

O truque é enrolar a quase totalidade do fio dentário no dedo do meio de ambas as mãos, e irem libertando uma porção de fio novo, enquanto a parte de fio utilizado é passada para o dedo do meio da mão oposta. Os dedos indicadores auxiliam a colocação e o deslizar do fio dentário entre os dentes. O movimento do deslizar é de vaivém, e formando um C com o fio dentário, enrolando-o em torno de cada dente.




Dica 3: Visitem pelo menos de 6 em 6 meses um dentista para um check up e uma limpeza. É inevitável, mesmo com todos os cuidados, não termos que recorrer à tecnologia para potenciar os nossos cuidados à mão. Daqui a umas semanas volto eu a ter uma consulta para rever o progresso de todas as dicas que me foram dadas pela Dra. Fátima Duarte ;)


Paralelamente, não se esqueçam dos instrumentos de qualidade: adoptem definitivamente a escova de dentes eléctrica e complementem com uma boa pasta de dentes. Deixo-vos a recomendação da Dra. Fátima Duarte e a minha (que já sou fã desde o lançamento da gama no mercado): a pasta de dentes ORAL B Pro-Expert e a recente escova de dentes elétrica da marca com cabeça rectangular. 

A partir do momento em que passei a escovar os dentes de uma forma mais tranquila, paciente e demorada, seguindo as dicas acima, comecei a valorizar muito uma das características diferenciadores da pasta de dentes Pro-expert: o facto de não encher a boca de espuma.

As outras características também merecem destaque: um sabor agradável prolongado à posteriori da utilização da pasta e a proteção das cáries, da sensibilidade, do mau hálito, da placa bacteriana, das gengivas, do esmalte e a promoção do branqueamento. É efetivamente uma pasta multi-funções e que foi estudada durante 15 anos - imaginem - para proteger todas as áreas que os dentistas recomendam!


 ORAL-B TRIZONE VITALITY


Como curiosidade, o embaixador da marca em Portugal é o actor Ricardo Pereira, que já utiliza a pasta há mais tempo, desde que foi lançada no Brasil, e que tive a oportunidade de conhecer num evento há uns meses!



WITH ACTOR RICARDO PEREIRA



2 comentários

ffiffas disse...

Que engraçado... o meu dentista diz que nunca se deve escovar os dentes com "vai e vem"... deve ser um movimento da gengiva para fora (de baixo para cima nos inferiores e de cima para baixo nos superiores) - ou se tivermos muita pressa fazer movimentos circulares-, sob pena de deixarmos sujidade acumulada na zona da gengiva e que provoca queda de dentes que estão óptimos de saúde porque a gengiva não está saudável para o segurar...

Marta Pinto de Miranda disse...

Desde que os dentes sejam escovados num ângulo de 45º - a escova deve ser orientada para a linha das gengivas (e não apenas para as faces dos dentes!)- penso que tanto faz ser em movimentos circulares ou "vaivém"!