segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"AO FIM-DE-SEMANA, TU DECIDES"


(celebridades feias)

Estas imagens não são bonitas. Mas, infelizmente, não contrariam uma tendência. Reproduzem uma moda, das mais inconscientes que conheço (à semelhança da moda do uso de peles verdadeiras, mas este tema fica para uma próxima vez): o excesso de álcool associado a condução!!

Todas as pessoas bebem. Todas as pessoas comemoram. Divertem-se. Esquecem-se. Riem-se. Mas não têm o direito de, enquanto estão bebidas e divertidas demais, maltratar vidas alheias na estrada. Quantas pessoas inocentes morrem na estrada por causa dos excessos de um condutor (in)consciente? Quantas pessoas terminam a sua própria vida e por arrasto as de outrem, porque beberam bastante mas acham que conseguem ainda ter reflexos para contrariar qualquer obstáculo na estrada?!

Porque eu, e outras muitas pessoas, ainda acreditamos que conseguimos consciencializar, sensibilizar e re-educar os condutores deste país pequenino (principalmente os condutores jovens - um dos principais afectados pela sinistralidade rodoviária), tomo a liberdade de partilhar no meu espaço "de modas" (que vai além das desfiladas na rua e na runway) a campanha "Ao fim-de-semana, Tu decides!" que decorreu no Bairro Alto em Lisboa neste último fim-de-semana.

Uma ação da Fundação MAPFRE Portugal (vamos apoiar esta Fundação e segui-los na sua página de facebook?) que pretendia mostrar a importância da segurança rodoviária e chamar a atenção para a incompatibilidade entre o consumo de álcool e a condução.

No Largo de Camões, milhares de visitantes puderem participar em jogos interactivos e experimentar um simulador de capotamento (me-do) e testar o seu equilíbrio e destreza num circuito de obstáculos (é também interessante notar algumas reacções das pessoas que estão na página de facebook).

Todas as pessoas bebem. Todas as pessoas comemoram. Divertem-se. Esquecem-se. Riem-se. Mas também choram. Ou fazem chorar...Mas tu podes decidir!


4 comentários:

t disse...

gostei imenso deste post. parabéns marta :) a sensibilização para esta causa é fundamental. pegaram moda estes excessos e confesso que ando a sair menos graças a eles, parece que estragam a noite de todos, mesmo aos que como eu não bebem.
***

Raqs disse...

Faço minhas as tuas palavras! E é possível as pessoas divertirem-se sem beberem *

lena disse...

Olá Marta.
Gostei muito de ler e é realmente importante as pessoas terem a noção da realidade.
Beijinhos grandes.

Ana Filipa Rodrigues disse...

Concordo contigo em tudo, tal como no uso das peles! As pessoas têm de amadurecer, tornar-se conscientes e aprender a não misturar álcool com responsabilidade!