segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MODA LISBOA "TRANSFUSION", VERÃO 2012: DIA 4


DANIEL DINIS.LAB


esta coleção masculina é pensada para passear. Casual, descontraída, fresca. Inspirada no diário de viagens de Lothar Siegesmund, "Reisen in Nord Portugal", 1968 (Viajar no norte de Portugal), o criador propõe o percurso pela cidade do Porto, seguindo-se para Guimarães de comboio, terminando em Braga. Porque não?



MARQUES´ALMEIDA.LAB


a descontração e o estilo effortless de Marques´Almeida é mais jovem. Retrabalha mesmo as tendências dos anos 90 onde as referências de street style estão associadas aos códigos icónicos da adolescência: os básicos; as sweat-shirts oversize; as gangas e os seus rasgões.



KATTY XIOMARA


a mulher representada em Katty Xiomara veste-se de fada contemporânea, cujos coordenados procuram simbolicamente transparecer o "efeito borboleta": com uma essência carismática e singular, feminina, delicada, requintada mas sublime. As peças são leves e ligeiras em tons quentes!



MIGUEL VIEIRA


a coleção de Miguel Vieira transporta-nos para lá de Lisboa. Viajamos num veleiro onde já avistamos as falésias de Capri. Onde desfilamos na marina, por entre uma paisagem paradisíaca. A aventura luxuosa que alia a liberdade, a sensualidade, aos códigos citadinos. Há destinos opostos que podem ser reencontrados, segundo o criador, num clima tipicamente mediterrâneo, num cenário cinematográfico. "No final, as memórias de um Verão para sempre guardadas..."



ALEKSANDAR PROTIC


há uma carga inacreditável de ilusão nas formas que se constroem nesta coleção. Uma história de coisas vistas e nunca antes acreditadas. Em termos práticos, há transparências brancas que nos iludam melhor? há ombros estruturados que nos apaixonem menos?



NUNO GAMA



o homem "impécable", mesmo que confortável e na tentativa de ser um guarda-roupa menos despretensioso. A elegância cosmopolita torna-se objetiva na eleição dos blazers ou fatos e nos acessórios que se aprumam por entre acessórios e pele - a pele que se revela por entre decotes!



RICARDO DOURADO


na mesma linha dos criadores de LAB, Ricardo Dourado também apresenta uma coleção jovem e descontraída, desta feita inspirada nos ambientes de rua "onde os gangs se distinguem tanto pela violência como pela atitude. Filmes como o "Wassup Rockers" de Larry Clark dão-nos uma ideia da inspiração do autor.


DINO ALVES


Dino Alves encerra a ModaLisboa com o que designou por "Novo Romântico"; "Novo Chique"; "Novo Folk" e o "Novo Sexy". O "Novo Romântico" explora as formas geométricas e minimais; o "Novo Chique", as formas menos ostensivas e simplistas; por outro lado o "Novo Folk" explora as misturas e os excessos, e o "Novo Sexy" os novos jogos de transparências!

Uma nova abordagem ao design de Moda,  nunca explorada pelo criador que lhe exigiu atitude na forma sobredoseada com que trabalhou as rendas e os bordados.


tendências: ao lado da descontração mais jovem e casual, surgem as peças românticas, sonhadoras e sensuais. Que não descuram a elegância. Assistiu-se a muitos jogos de sobreposições com transparências, muitas vezes estratégicamente assimétricas, com as rendas e com os bordados. Ao lado das silhuetas fluídas e leves, surgem as não menos delicadas mas em forma de ampulheta. Os homens não podem descurar as pernas destapadas, que não dá um look menos citadino. Sugere-se mesmo peças estruturadas e cortes de alfaiataria para o homem, e com uma aposta crescente nos acessórios.




2 comentários:

Aida disse...

Adorei a de Marques Almeida!!!


http://placequotehere.blogspot.com

Bernardo Carvalho disse...

Gostei muito da colecção de Miguel Vieira e Nuno gama. :)