terça-feira, 4 de maio de 2010

QUE TIPO DE CONSUMIDOR DE MODA É?

Descobri recentemente entre leituras uma categorização para os Consumidores que adoptam propostas de Moda - um achado bem interessante e que pode ajudar-nos a perceber o nosso envolvimento (alto ou baixo) com o vestuário de Moda.
Dizem um conjunto de autores que existem...
(Paris Hilton)
...os inovadores: consumidores cosmopolitas que aderem facil e rapidamente a um novo estilo; geralmente com capacidade financeira para comprar os produtos novos na fase de lançamento.

...os adoptantes iniciais: normalmente líderes de opinião com influência para as suas comunidades, os seus grupos, muitas vezes com mais influência nestes até que os próprios inovadores. nesta categoria encaixam-se os jovens com status e poder de compra - que copiam os inovadores pela facilidade de acesso à informação sobre Moda.

...a maioria inicial: consumidores que antes de aderirem a um novo estilo avaliam bem os riscos de imagem e qual a Moda adoptada por parte dos grupos anteriores...

...a maioria tardia: consumidores que adoptam um estilo só quando este já está aceite e difundido pela maioria.

...até aos retardatários: preferem os produtos e os estilos tradicionais, e apenas aderem a novos estilos quando os mesmos são já alternativas bem estabelecidas.


Outros autores propõem apenas duas categorias de consumidores, sendo que também consideram, por um lado, os inovadores: como os que adoptam uma inovação e vão influenciar os outros. Uma vez tornando-se o estilo adoptado similar ao de muitos outros consumidores, são os primeiros a motivarem-se a procurar imediatamente outros estilos.
                                       os seguidores: são influenciados pelos inovadores ou por campanhas de publicidade nos media e adoptam novos estilos mas que já são aceites. As escolhas dão-se por necessidades de socialização que os levam a imitar para se sentirem mais seguros na sua imagem.


O que é Moda para os inovadores, pode ser arrojado para os seguidores, que, quando aceitam um determinado estilo, já são considerados out pelos inovadores.O consumo de Moda explica-se pelos fenómenos de imitação, por uns, e diferenciação, por outros.
e é este fluxo de adopção da Moda que torna a indústria rentável.

QUE TIPO DE CONSUMIDOR É?

Inspiração/Inspiration: Journal of Fashion Marketing and Management;
Churchill, G. A. Jr. & Peter J. P., (1998) Marketing: Creating Value for Customers

Sem comentários: