quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ADIVINHA A FÓRMULA MÁGICA DAS VENDAS?

Actualmente as Celebridades são a pedra angular das estratégias de Marketing.

No mundo da Moda já é ditado de que um designer é tão bom quanto a Celebridade que usa as suas roupas (Edith Head).



Mas como é que este fenómeno começou na Moda? A resposta é Armani. Armani foi pioneiro na ligação da Moda com Hollywood ao assinar os figurinos do filme American Gigolo. Armani ganhou uma rede social de fazer inveja em Hollywood.

A corrida à noite dos Óscares por parte dos designers também é polémica; qual deles é que não envia os seus modelos gratuitamente para as Celebridades, na esperança de que os usem na passadeira vermelha?!

e porquê? diz Armani que os seus Clientes apreciam a associação com o estrelato.

De facto, as Celebridades conseguem dar às marcas uma personalidade bem definida com um minímo de esforço, ora não fossem os conceitos de "estrela" e "celebridade" ricos pela associação a uma realidade "fantasiástica" à qual a maioria dos consumidores aspira.

Os consumidores têm como que uma "história" com as Celebridades: apenas as vêem no ecran ou nas revistas mas formam laços. Encaram-nos como caras amigas e confiam nas suas escolhas. Nos seus gostos.

Não é uma teoria. Quando uma celebridade usa ou veste algo, tal tem um impacto directo nas vendas. (April Lassborow - Gestor de compras Senior em Harvey Nichols)

A fotografia numa revista de um qualquer must-have, desenhado por um designer, numa Celebridade vale mais e é mais desejado do que um contracto multi-mulionário.


Inspiração: Tungate, Mark (2008) Fashion Brands - Branding Style form Armani to Zara.


2 comentários:

Susana R. disse...

Olá :)

Adorei este post, está super interessante e com excelente informação!

Um beijinho
Susana R.

Venceslau disse...

Obrigada pelo teu feedback super positivo! Continua a passar pelo blog, espero vir a surpreender mais :) Um beijinho, Marta Venceslau